sábado, 3 de outubro de 2009

CC - Escola Municipal Prof. Mª Leonor




A visita à Escola Municipal Prof. Mª Leonor de Freitas, localizada à Rua Cabral de Menezes n.º 216, no bairro Presidente Roosevelt, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, contribuiu para desfazer a idéia generalizada, construída pelo senso comum, a qual supõe a baixa qualidade de todo o ensino público brasileiro. A escola possui uma estrutura e um corpo docente que suprem as necessidades dos alunos, um espaço de aprendizagem, uma escola viva!


A instituição oferece a educação infantil, primeira etapa do ensino fundamental (introdutório de 6 anos), à 4 série. As atividades curriculares incorporam o atendimento pedagógico aos alunos que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem no contra turno ao que o aluno está matriculado. Os profissionais que atuam nesse setor desenvolvem planos de intervenção pedagógica em pequenos grupos, visando minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Conforme orientações da Secretaria Municipal de Educação - SME este atendimento é destinado prioritariamente a crianças que estejam cursando a 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental.


Além disso, a escola incorporou importantes projetos, como o Projeto de Resistência às Drogas e violência (PROERD), que tem o objetivo de prevenir o uso de drogas e a prática de violência na escola, o programa é desenvolvido semanalmente por um policial militar com duração de 01hora/aula que desenvolve ações educativas no sentido de sensibilizar e esclarecer os educandos sobre as conseqüências do uso de drogas. O projeto ABC na Educação Científica Mão na Massa, Esse programa, tem como objetivo ensinar ciência articulando a investigação com o desenvolvimento oral e escrito. Para o seu desenvolvimento são elaborados materiais de apoio e cursos de formação para o professor.


E o projeto Digitando o Futuro, que torna realidade o acesso às tecnologias da informação na promoção da educação pública municipal. Segue abaixo a entrevista com a diretora da escola:


1) Qual a quantidade máxima de alunos por sala?

28 alunos


2) O que a escola oferece para os alunos?

Educação Infantil (2º período) ao 5º anos


3) Quantos alunos há na escola? Quantas salas?

São 650 anos em 13 salas de manhã e 13 sala a tarde.


4) A escola participa de algum projeto ou faz parte de algum programa?

Participamos de vários programas do Município e Governo Federal como o Digitando o Futuro, o Atendimento Educacional Especializado, o Atendimento às Dificuldade de Aprendizagem e em parceria com a iniciativa privada participamos do projeto Algar lê.


5) A escola possui um numero de funcionários suficiente?

Sim


6) Como é a participação dos pais na escola?

A participação dos pais na escola é um desafio, pois gostaríamos de ter todos ao nosso lado, mas mesmo assim uma boa parcela está presente


7) Há espaço suficiente para atividades externas como educação física e recreio?

Não. Precisamos de áreas maiores, mas já estamos em negociação com a Prefeitura.


8) Há alguma coisa a ser melhorada? Como?

Sim. A nossa quadra precisa ser coberta. A previsão desta obra é para 2010.


9) Quem manda a verba para a escola e como ela é administrada?

Recebemos verba anualmente do município e do MEC, além de doações e eventos promovidos pela escola. Essa verba é administrada pelo Conselho Escolar, fiscalizada pelo Conselho Fiscal e conta com a participação dos funcionários quanto á definição dos gastos.


10) A escola recentemente foi reformada, essa verba usada foi fornecida pela prefeitura?

Sim.


Segue abaixo um vídeo gravado na escola revisando os melhores momentos